Papa argentino morre nesta segunda-feira (21), aos 88 anos.


Papa Francisco morre aos 88 anos após AVC e falência cardíaca, confirma Vaticano
O Papa Francisco, de 88 anos, faleceu na manhã desta segunda-feira (21), após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) e uma insuficiência cardíaca, segundo boletim médico oficial divulgado pelo Vaticano. A morte foi confirmada às 7h35, no horário local (2h35 em Brasília), após o pontífice entrar em coma e apresentar um colapso cardiorrespiratório irreversível. O atestado de óbito foi assinado pelo médico oficial do Vaticano, Andrea Arcangeli.
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, enfrentava um histórico de complicações respiratórias, incluindo insuficiência respiratória aguda causada por pneumonia bilateral, múltiplas bronquiectasias (dilatação dos brônquios), hipertensão arterial e diabetes tipo 2.
Sua última internação, iniciada em 14 de fevereiro deste ano, foi a quarta e mais prolongada desde sua eleição ao papado em 2013. Durante o período, o pontífice sofreu diversas crises respiratórias. Uma semana após ser hospitalizado, teve uma crise asmática prolongada e precisou receber transfusão de sangue devido a uma trombocitopenia (redução das plaquetas) associada à anemia.
Em março, ele enfrentou dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causados por acúmulo de líquido nos pulmões, além de broncoespasmos frequentes.
Problemas respiratórios acompanharam Francisco desde a juventude. Aos 21 anos, ele quase morreu em decorrência de uma pleurisia — inflamação da membrana que reveste os pulmões — e precisou passar por uma cirurgia para remover o lobo superior do pulmão direito.
Apesar do estado frágil de saúde, o Papa ainda planejava compromissos importantes. Segundo o cardeal brasileiro Paulo Cezar Costa, Francisco tinha a intenção de visitar Brasília ainda este ano.

+ There are no comments
Add yours