Compartilhe

Chuvas podem atingir de 20 a 50 mm por dia, com ventos de até 60 km/h.

Goiás entra em estado de alerta com previsão de chuvas intensas em mais de 200 cidades

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para o estado de Goiás devido à possibilidade de chuvas intensas em 203 municípios nos próximos dias. Segundo o órgão, os volumes de precipitação podem variar entre 20 e 50 milímetros por dia, acompanhados por rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h. O alerta é válido até o final de semana e exige atenção da população para possíveis transtornos.

A situação é resultado da combinação entre altas temperaturas e umidade, fatores que favorecem a formação de áreas de instabilidade atmosférica. De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, esse cenário é típico desta época do ano. “Essa combinação favorece a formação de áreas de instabilidade e pode causar tempestades localizadas, especialmente no período da tarde e início da noite”, afirmou.

Apesar de o Inmet classificar o risco como baixo, as chuvas podem provocar alguns transtornos, como cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, pontos de alagamento e descargas elétricas. A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de risco durante tempestades, como locais com árvores, fiações expostas e regiões sujeitas a alagamentos.

A previsão indica que as chuvas devem persistir até o fim da semana, com temperaturas oscilando entre 20 ºC e 32 ºC em grande parte do estado. Mesmo com a instabilidade, o clima deve continuar abafado, típico do período de transição entre o verão e o outono.

Para a capital Goiânia, a previsão para esta sexta-feira (11/4) é de sol entre nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas ao longo do dia. A temperatura máxima pode atingir 31 ºC, enquanto a umidade relativa do ar deve variar entre 50% e 95%.

Em caso de emergências relacionadas ao clima, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo número 193. A orientação é que a população fique atenta aos avisos meteorológicos e evite se expor a situações de risco durante tempestades.


Você também pode gostar

+ There are no comments

Add yours