Jogos foram marcados por expulsões e pênaltis polêmicos.


Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, a CBF anunciou medidas relacionadas às polêmicas envolvendo a arbitragem na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, disputada no último fim de semana. A principal decisão foi o afastamento das equipes de arbitragem dos jogos Internacional 3×0 Cruzeiro e Sport 1×2 Palmeiras, que geraram discussões devido a lances controversos.
No jogo entre Internacional e Cruzeiro, a expulsão de Jonathan Jesus, do Cruzeiro, aos 0 a 0, gerou protestos. Já na partida entre Sport e Palmeiras, um pênalti considerado duvidoso foi marcado para o time paulista, o que alterou o placar final.
A equipe de arbitragem do jogo entre Sport e Palmeiras foi composta pelos auxiliares Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha, além do VAR Rodrigo Nunes de Sá. Já no confronto Internacional e Cruzeiro, o trio de arbitragem foi formado pelos auxiliares Nailton Junior de Sousa Oliveira e Renan Aguiar da Costa, com Daiane Muniz no VAR. Segundo a CBF, a decisão de afastar os árbitros foi baseada também em pareceres do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que apontaram falhas nos julgamentos.
A Comissão de Arbitragem ressaltou que o objetivo do afastamento não é punitivo, mas sim educacional. O intuito é proporcionar novas instruções aos árbitros para corrigir eventuais equívocos e melhorar a sintonia entre os árbitros de campo e o VAR nas próximas partidas.
“Infelizmente, existem momentos de instruir, coibir e também de afastar. Neste momento, a Comissão de Arbitragem afasta para instrução as equipes das partidas em que, na visão do CCEI, houve equívocos. O afastamento não é simplesmente uma punição vazia, é para que possamos cuidar dos árbitros, instruí-los e que, na sequência, não haja mais equívocos nesse sentido, colocando o VAR e o árbitro de campo em sintonia”, afirmou Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.
Treinamento no Rio A CBF também anunciou que, na próxima segunda-feira, realizará um treinamento para os árbitros e assistentes da Série A, no Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte do projeto de profissionalização da arbitragem, anunciado em fevereiro pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
“O objetivo é trazer todos os árbitros da Série A do Brasileiro, com os assistentes e toda a equipe de arbitragem, para o Rio na próxima semana. Faremos um trabalho de campo, de mecânica de arbitragem e simulação de jogo com nossa equipe de instrutores”, completou Cintra.

+ There are no comments
Add yours