Compartilhe

Envio de declarações do Imposto de Renda cresce com liberação do modelo pré-preenchido completo.

A Receita Federal alcançou a marca de 10 milhões de declarações do Imposto de Renda 2025 entregues até esta terça-feira (8), 22 dias após o início do prazo para o envio dos documentos. Em comparação, no ano passado, esse número foi atingido em 19 dias. Até as 17h de terça-feira, o fisco havia recebido 10.019.498 declarações. O prazo final para a entrega é 30 de maio, e quem não cumprir o prazo estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do imposto devido.

Embora ainda abaixo dos números de 2024, o envio de declarações acelerou desde a liberação de todos os dados da declaração pré-preenchida, disponibilizados há uma semana. Também contribuiu para o aumento o lançamento da ferramenta online “Meu Imposto de Renda” (Mir), que pode ser acessada pelo aplicativo da Receita e pelo e-CAC (Centro de Atendimento Virtual).

A marca de 5 milhões de declarações foi alcançada após 15 dias, mais que o dobro do tempo de 2024, quando foram necessários apenas 6 dias. A greve dos servidores da Receita, que começou em novembro, atrasou a liberação das informações do modelo pré-preenchido, o que impactou tanto o carregamento dos dados nos programas de declaração quanto a disponibilização do Meu Imposto de Renda. A ferramenta foi liberada na terça-feira (1º), mas enfrentou instabilidade nos primeiros dois dias.

A Receita Federal projeta o recebimento de 46,2 milhões de declarações neste ano, um novo recorde. Até agora, o maior número registrado foi no ano passado, com 43,3 milhões de documentos.

Como declarar o Imposto de Renda 2025?

Os contribuintes têm três formas de realizar a declaração. A primeira é por meio do PGD (Programa Gerador da Declaração) no computador, que permite iniciar uma nova declaração, importar dados do ano anterior ou utilizar o modelo pré-preenchido. Outra opção é o e-CAC, acessando a área “Meu Imposto de Renda”, ou o aplicativo da Receita, também com a funcionalidade “Meu Imposto de Renda”.

Para utilizar o modelo pré-preenchido em qualquer uma dessas plataformas, é necessário ter uma senha prata ou ouro no portal Gov.br. Ao optar pelo e-CAC ou pelo aplicativo, o contribuinte já acessa a declaração pré-preenchida, que contém dados adicionais, facilitando a prestação de contas.


Você também pode gostar

+ There are no comments

Add yours