Meta é regularizar 40 mil imóveis e construir 15 mil moradias até o fim da gestão.


Prefeito Sandro Mabel assina convênio para regularização de imóveis na Região Noroeste de Goiânia
O prefeito Sandro Mabel assinou, nesta quarta-feira (2/4), um convênio com a Empresa Estadual de Processamento de Dados de Goiás (Prodago) para a regularização e escrituração de 2,5 mil imóveis na Região Noroeste de Goiânia. A ação visa formalizar a posse de casas que, embora já sejam habitadas, ainda não possuem registro oficial, beneficiando diretamente milhares de moradores.
“Nossa meta é entregar 40 mil escrituras regularizadas durante o nosso mandato. Precisamos acelerar esse processo e trazer tranquilidade para as famílias que, hoje, vivem com insegurança. Uma casa sem documentação tem menos valor do que uma regularizada. Se alguém quiser financiar para ampliar ou reformar, tudo fica mais fácil. Nosso objetivo é garantir que todos tenham não só a posse, mas a propriedade de suas casas”, afirmou o prefeito durante a assinatura do convênio.
O convênio com a Prodago foi acompanhado de outro importante anúncio: o contrato com a Agência Goiana de Habitação (Agehab) para a construção de 720 unidades habitacionais destinadas a famílias de baixa renda. O projeto será implementado no Conjunto Vera Cruz, com a construção dos Residenciais Iris Rezende IV, V e VI, que terão, respectivamente, 240, 256 e 224 unidades.
Além disso, Mabel reforçou seu compromisso de construir 15 mil moradias até o final de sua gestão, com atenção especial às famílias em situação de rua. “Estou muito satisfeito em anunciar essas parcerias e agradeço ao governador Ronaldo Caiado, que tem sido um grande aliado em nossos projetos”, destacou.
O secretário de Estado de Administração, Alan Farias Tavares, enfatizou que a regularização fundiária vai muito além de um simples registro: “Isso trará segurança jurídica a todos, valorizará os imóveis, resolverá questões de herança e proporcionará a escritura em mãos, o que é essencial. A política que estamos implementando visa resolver um problema que persiste há décadas”, afirmou.
O secretário municipal de Habitação, Juliano Santana, explicou como o processo de regularização ocorrerá por meio de mutirões nos bairros. “A prefeitura, em parceria com a Prodago e os vereadores, levará os mutirões para as comunidades. Anunciaremos a chegada do mutirão por meio de carros de som, panfletos e outros meios, para que os moradores se preparem com a documentação necessária. Em alguns casos, as visitas serão feitas diretamente às residências. O objetivo é resolver o máximo possível em um ou dois dias”, explicou Santana.
A iniciativa foi comemorada por moradores da região, como Felisberto Alves dos Santos, um militar aposentado do Bairro São Carlos. Para ele, a regularização representará uma grande melhoria na qualidade de vida. “Quando precisamos fazer uma reforma, o primeiro pedido é o documento. Isso vai melhorar muito a nossa vida”, disse Felisberto, que contou sobre as dificuldades que enfrentou no passado para regularizar sua casa. “Tentamos por muitos anos, até pagando, mas nunca conseguimos. Agora, se tudo der certo, será um sonho realizado”, comemorou.
Bruno Diniz, representante da Câmara Municipal, destacou a importância do esforço coletivo para viabilizar o programa de regularização. “Ninguém faz nada sozinho. Nosso objetivo como representantes políticos é servir à população, e esse trabalho é fundamental para garantir dignidade às pessoas”, afirmou. O deputado Charles Bento, representando a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), também sublinhou a importância da regularização para o crescimento da região. “A escritura não só dá dignidade a quem mora, mas também gera riqueza ao redor, permitindo que as pessoas possam financiar e melhorar suas casas. Isso é essencial para o desenvolvimento local”, concluiu.

+ There are no comments
Add yours